quinta-feira, 27 de novembro de 2014

[Resenha ] Mentirosos @editoraseguinte

Título Original : We were liars
Título no Brasil. Mentirosos
Autora : E. Lockhart
Editora Seguinte
Número de págs : 272









Narrado em primeira pessoa pela personagem Cadence, Mentirosos  é livro para se ter na estante para sempre, para ser aquela primeira opção de presente quando pintar aquele amigo oculto ou o aniversário de um amigo. Sabem porque? Porque a autora nos coloca em um mundo e vai nos apresentando a ele sem deixar que a gente largue o livro antes do final e que final! Citar qualquer coisa sobre o gran finale seria dar tiro na água , estragaria toda e qualquer graça de ler o livro . O bacana é ir assim, no escuro, sentindo os personagens, conhecendo um pouco mais da família Sinclair para no final aplaudir de pé um desfecho que é sensacional e muito, muito perturbador.
A família Sinclair é muito rica, seu " poderoso chefão"  mantém a rédeas curtas seus filhos e netos, a família que tem até ilha particular costuma de reunir uma vez por ano, no verão . Cadence é uma das primas.  Ao lado de Johnny e Mirren os outros primos eles formam com o amigo Gat o grupo Mentirosos. No entanto alguma coisa acontece no meio do caminho, Cadence faz esforço mas não consegue recordar o que de fato ocorreu quando tinha 15 anos e passou mais um verão ao lado da família. Ela agora tem 17 anos e só o que tem certeza é de que algo que mudou a forma como via as coisas ocorreu, uma trauma forte que a faz ter fortes dores de cabeça, ficar toda trabalhada em tylenóis da vida e lutar para ao mesmo tempo lembrar e esquecer o que aconteceu. Confuso? Sim, mas primordial para  entendermos o mundo que ela - a autora - nos inseriu.
Ali o que temos é claro  : adolescentes riquinhos e sem limite que pensam que podem controlar o mundo quando algo muito maior é que os controla. Para o leitor resta aceitar que quem nos controla é a autora, ela nos faz marionetes em busca de uma resposta, e quando ela vem ficamos chocados, sentimentos de raiva e emoção podem se misturar.

O que une os jovens não é somente um sobrenome mas estarem na mesma vibe e isso é interessante já que a antiga " diga me com quem tu andas e eu te direi quem és" é válida para esse momento. Não somente mentiras mas jogos de poder, herança em jogo... Mentirosos é livro para se glorificar de pé, e qualquer coisa a mais que eu diga pode estragar a surpresa e esse livro merece e deve ser lido por todos ;) 

6 comentários:

  1. Confesso que não conhecia o livro e nem imaginava sobre o que se tratava. E quando comecei a ler, fiquei num misto de "leio ou não leio?". Até entender que preciso sim, ler..Por que é esse jogo que a autora remete o leitor que faz com que o livro seja especial.
    E depois de uma resenha assim, impossível não ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de ler esse livro, nunca vi uma pessoa falar mal dele. Com certeza eu ia adorar, adoro um suspense, envolvendo riquinhos metidos a donos do mundo é melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Poxa eu já tava querendo esse livro, depois da sua resenha vou correndo ver se ele ta em promoção!!!! Fuiii...

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido falar dele , e depois da resenha fiquei animadíssima pra poder ler, porque com esse jogo a autora nos prende, e eu adoro quando um autor nos prende ao livro, principalmente quando tem suspense !!
    Raffa, que capa diferente ! Ele é assim mesmo ou é uma capa especial ? Achei bonito ! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Depois dessa resenha deu vontade de ir correndo na livraria :)

    ResponderExcluir
  6. OI, Raffa!!!

    Este não me apeteceu... rs
    Sei lá... tipo, se cair na minha mão, eu leio. Mas não tenho interesse em comprá-lo...
    Beeeeeeeijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)